top of page
banner1sexagem2.jpg.png
cito.png

Citopatológico em
Meio Líquido

citopatológico.jpg
jejum.png

Jejum:

Não é necessário jejum.

prazo.png

Prazo de Entrega:

10 dias úteis.

orientações.png

Orientações:

  • Comparecer ao laboratório portando um documento de identificação.

O que é Citopatológico em meio líquido?

O exame Citopatológico em meio líquido é uma especialização do exame Citopatológico convencional, uma ferramenta para detecção de doenças ginecológicas, também conhecido como exame Papanicolau.

 

Para que serve o exame Citopatológico em meio líquido?

Assim como o Citopatológico convencional, o Citopatológico em meio líquido se destina a rastrear processos inflamatórios que acometem o colo do útero e que estão associados ao desenvolvimento da neoplasia cervical.

 

Quais doenças são detectadas pelo Citopatológico em meio líquido?

A principal aplicação do Citopatológico é o rastreio do câncer cervical e das infecções cérvico-vaginais que funcionam como cofatores para esse tipo de câncer, tais como clamídia, sífilis, gonorreia, HPV, candidíase, tricomoníase, etc…

 

Quem deve fazer o Citopatológico em meio líquido?

Todas as mulheres que têm ou que já tiveram vida sexual ativa, especialmente entre os 25 e 59 anos, devem se submeter ao exame Citopatológico convencional ou ao Citopatológico em meio líquido.

 

Com que frequência devo realizar o Citopatológico em meio líquido?

A frequência recomendada para mulheres com vida sexual ativa é anual. Após dois exames com resultado normal, a critério do médico, o exame pode passar a ser feito a cada dois ou três anos.

 

Como é a coleta para o Citopatológico em meio líquido?

A coleta do material para o Citopatológico em meio líquido é idêntica ao Citopatológico convencional, e consiste em recolher material biológico do colo do útero com o uso de espéculo, espátula e escova endocervical. O exame é indolor e dura entre cinco e dez minutos.

 

Como é feito o exame Citopatológico em meio líquido?

As células coletadas do material do colo do útero através de escova endocervical são transferidas para um recipiente contendo líquido específico para preservar a amostra. Essa difusão em meio líquido propicia posteriormente uma melhor visualização durante a análise microscópica, pois não há perda nem sobreposição de material. 

 

Qual a diferença entre o Citopatológico em meio líquido e o Citopatológico convencional?

No Citopatológico em meio líquido o material coletado é disperso em líquido antes de ser analisado, enquanto no Citopatológico convencional ele é depositado diretamente sobre a lâmina. Isso permite uma visualização mais acurada da amostra, sem perda nem sobreposição de material.

bottom of page