top of page
banner3convênios2.png

Institucional

Um laboratório completo perto da sua família.

O Laboratório Hermann é o pioneiro na região a integrar o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clinicas. O laboratório vem aliando a qualificação da sua equipe de profissionais a uma política que prevê contínuos investimentos em tecnologia de ponta.

historia

Nossa história

O Laboratório Hermann caracteriza-se por ser um laboratório de Análises Clínicas destinado ao diagnóstico de exames laboratoriais. Presta serviços de análises e diagnóstico laboratorial para clientes particulares, hospitalizados (Marques de Souza, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio) e para clientes conveniados com a Unimed, Ipê, Geap, Pas, União Assistencial, Diersmann, IBCM, Consisa, Caixa Federal, Cassi, Bradesco, SUS, prefeituras municipais entre outros.
O Laboratório Hermann foi fundado em 1964, pelo então sócio, Dr. Hermann Liebercknecht. No ano de 1968, Dr. Celso Bücker, farm.bioquímico, entra como sócio na empresa, completando o quadro da sociedade juntamente com Dr. Hermann. Nesta época, o laboratório ocupava uma área cedida pelo Hospital Bruno Born na Avenida Benjamin Constant em Lajeado. Ali permaneceu até 1992, quando mudou-se para a Avenida Júlio de Castilhos, numa área maior para melhor atender seus clientes.
Em 1997, Dra. Andrea C. Liebercknecht, filha do Dr. Hermann, assume a sociedade juntamente com Dr. Celso no lugar de seu pai.
A partir daí, a matriz do Laboratório teve algumas alterações de endereço,  fixando-se, em 2021, após sair do Hospital Bruno Born, na Rua Bento Gonçalves, 1008, sala 301.Uma área ampla, com 400 metros quadrados, totalmente adequada e equipada, de acordo com as necessidades de expansão.
Atualmente, o laboratório conta  com 11 filiais distribuídas pela região para melhor atender a população: em Lajeado nos bairros Florestal, São Cristóvão, Centro e Conventos; e nas cidades de Arroio do Meio, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Fazenda Vilanova, Colinas, Imigrante e Travesseiro. Oferecemos, também, o serviço de coletas a domicílio e empresarial com agendamento prévio.
O Laboratório Hermann, de acordo com sua Visão e Missão quer ser referência e destaque no Vale do Taquari pela eficiência profissional e tecnológica, ampliando cada vez mais seu campo de ação, com foco no resultado para as partes interessadas, que são os clientes internos e externos.
Preocupado na crescente busca de qualificação profissional, incentiva seus funcionários a participarem de cursos, seminários e congressos o que garante um alto nível de profissionais atuantes na empresa.
Desde 1997 o laboratório participa do PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) sempre obtendo a classificação EXCELENTE.
O laboratório realiza mais de 60 mil exames laboratoriais mensais com os mais modernos equipamentos automatizados e terceirizando outros exames para renomados laboratórios de apoio (Diagnósticos do Brasil e Instituto Hermes Pardini).

misã
  • Coleta de Secreção Vaginal
    1. Não realizar a higiene das genitais antes da coleta. 2. Não usar duchas e cremes vaginais antes da coleta. Caso faça uso contínuo de creme/medicação vaginal, informar a recepcionista para avaliar o melhor horário para coleta. 3. Não estar menstruada há 48 horas. 4. Não ter relações sexuais nas 48 horas que antecedem o exame.
  • Coleta de Escarro
    Pesquisa de Baar (BK) 1. Ideal realizar a coleta pela manhã, ao acordar antes de se alimentar. 2. Realizar bochechos e gargarejos com água para higienizar a boca. 3. Inspirar profundamente e tossir, expectorando no frasco estéril fornecido pelo laboratório. 4. Não serão aceitas amostras com grande quantidade de saliva. 5. Levar o frasco ao laboratório o mais rápido possível. 6. Não refrigerar a amostra. Cultura de escarro 1. Ideal realizar a coleta pela manhã, ao acordar antes de se alimentar. 2. Realizar bochechos e gargarejos com água para higienizar a boca. 3. Inspirar profundamente e tossir, expectorando no frasco estéril fornecido pelo laboratório. 4. Não serão aceitas amostras com grande quantidade de saliva. 5. Levar o frasco imediatamente ao laboratório, pois o exame deve ser processado em 1 hora.
  • Coleta de Esperma
    Espermograma (Espermocitograma) 1. Retirar o frasco estéril no laboratório. 2. Realizar a coleta preferencialmente no laboratório. Caso o paciente realize a coleta domiciliar, a amostra deverá ser entregue em até 30 minutos, na unidade do Centro (Rua Fialho de Vargas, 312 – Lajeado). 3. A coleta do esperma deve ser feita por masturbação e todo o conteúdo da ejaculação deve ser coletado. 4. O tempo ideal de abstinência sexual é de 2 a 7 dias. Espermocultura(Cultura de esperma) 1. Retirar o frasco estéril no laboratório. 2. É necessário higienizar os genitais e as mãos com água e sabão antes da coleta. 3. Realizar a coleta preferencialmente no laboratório. Caso o paciente realize a coleta domiciliar, a amostra deverá ser entregue em até 30 minutos, na unidade do Centro (Rua Fialho de Vargas, 312 – Lajeado). 4. A coleta do esperma deve ser feita por masturbação e todo o conteúdo da ejaculação deve ser coletado.
  • Coleta de Fezes
    Exame parasitológico de fezes 1. Coletar as fezes em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 2. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 3. Levar o frasco ao laboratório. 4. Caso tenha o hábito de evacuar à tarde ou à noite, o frasco deve ser conservado na geladeira até a hora da entrega. 5. Em caso de solicitação de coletas múltiplas, devem ser colhidas 3 amostras. Coprocultura (Cultura de Fezes) 1. As fezes devem ser colhidas antes do uso de antibióticos e, em caso de uso de contrastes radiológicos, após 4 dias. 2. Evacuar em recipiente estéril fornecido pelo laboratório. 3. Dar preferência ao material contendo sangue, pus ou muco. 4. Levar imediatamente ao laboratório. 5. Não refrigerar a amostra. Pesquisa de sangue oculto nas fezes 1. Não é necessário dieta alimentar para a realização do exame. 2. Álcool, aspirina e outros medicamentos ingeridos em excesso podem causar irritação gastrointestinal, causando hemorragia oculta. 3. Coletar as fezes inicialmente em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 4. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 5. Levar o frasco ao laboratório o mais rápido possível. 6. Caso tenha o hábito de evacuar à tarde ou à noite, o frasco deve ser conservado na geladeira até a hora da entrega. 7. Não coletar durante o período menstrual ou quando houver sangramento local. Pesquisa de leucócitos fecais 1. Coletar as fezes inicialmente em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 2. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 3. Levar o frasco imediatamente ao laboratório. 4. Não refrigerar as fezes
  • Posso fazer exames de sangue quando estiver menstruada?
    Qualquer exame de sangue pode ser feito durante o ciclo menstrual. Alguns parâmetros podem variar neste período, por isso é importante que seu médico saiba em que período do ciclo você estava quando fez a coleta.
  • Como posso retirar os resultados dos meus exames? Alguém pode retirar por mim?
    Resultados de exames são dados particulares e os procedimentos do Laboratório Hermann visam à segurança das informações. Você pode acessar os resultados pelo site. Seu usuário e senha estão na barra do Comprovante de Retirada e serão sempre iguais para você. Os resultados impressos serão entregues em qualquer Unidade do Laboratório Hermann, sob apresentação do Comprovante de Retirada. Sem o Comprovante, só entregaremos resultados ou daremos informações para o próprio paciente. Resultados de exames somente serão entregues a um terceiro com apresentação de documento com foto dele e do paciente. Por questões de segurança e ética, somente um médico pode solicitar resultados por telefone. Casos excepcionais serão analisados pela direção.
  • Para os exames de urina, tem que ser a primeira urina da manhã?
    A coleta de urina deve ser feita no frasco apropriado e entregue no Laboratório em até duas horas. De preferência, e a critério médico, deve ser a primeira urina da manhã, mas não é obrigatório. Pode ser coletada em qualquer hora desde que o paciente esteja no mínimo há duas horas sem urinar. O primeiro jato de urina deve ser desprezado. O ideal é coletar o jato médio.
  • Quantos dias deve-se ficar de abstinência sexual antes de coletar o Espermograma e quais os horários das coletas?
    A Organização Mundial de Saúde – OMS, recomenda período de 2 a 7 dias. Os exames são recebidos das 07:00 às 16:00 horas na unidade do centro de Lajeado. Exame não realizado aos sábados.
  • Existe diferença entre HCG qualitativo e quantitativo?
    O hormônio Beta-HCG é produzido quando a mulher está grávida. No entanto ele pode aparecer também em homens e mulheres em algumas patologias específicas sem relação com a gestação. O HCG qualitativo indica apenas a presença ou não do hormônio no sangue. O que é indicativo provável de gravidez. O HCG quantitativo indica a quantidade de hormônio detectada na amostra, o que pode ajudar a saber em que estágio está a gestação, ou pode ser utilizado no acompanhamento dos casos sem relação com a gravidez.
  • Posso coletar exames à tarde? Exames com jejum precisam ser coletados pela manhã?
    Mesmo os exames onde é solicitado jejum, podem ser coletados à tarde, desde que o paciente esteja em jejum e nunca ultrapasse 14 horas. Alguns exames como cortisol, ferro e ACTH devem ser coletados de manhã pois é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.
  • Exames de fezes devem ser colhidos de manhã?
    Não. Também não há necessidade que o paciente esteja de jejum para coletar as fezes. O paciente deve pegar o frasco apropriado no laboratório, geralmente no dia anterior à coleta. A coleta deve ser realizada em domicílio.
  • Existe tempo máximo de jejum?
    Sim. Não é recomendado ultrapassar 14 horas de jejum.
  • Perdi o comprovante de retirada e não sei a senha do site. Como faço para ter acesso aos meus resultados?
    Você pode retirar seus resultados em qualquer Unidade do Laboratório Hermann, trazendo seu documento com foto. Comunique o Laboratorio para redefinir a nova senha e seus exames permaneçam em sigilo.
  • Posso ingerir água durante o jejum?
    Sim. Não há restrição de consumo de água para realização de exames laboratoriais.
  • Medicamentos e vitaminas podem interferir em exames laboratoriais?
    Medicamentos ou vitaminas interferem em diferentes tipos de exames e precisam ser levados em conta na hora de avaliar o resultado para liberação. Por isso é MUITO IMPORTANTE que você fale para o(a) atendente QUALQUER medicamento ou suplemento que estiver em uso.
  • O esperma pode ser coletado em domicílio?
    Sim. Porém o material precisa ser entregue em até 30 minutos após a coleta.
  • Bebidas alcoólicas alteram os resultados dos exames?
    Alguns exames podem sofrer alterações sob ingestão de bebida alcoólica. O ideal é se abster de bebidas alcoólicas por 3 dias antes de fazer exames.
  • Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?
    Para a maioria dos exames não. Geralmente se recomenda coletar o sangue, para a maioria dos exames, imediatamente antes da próxima mamada. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum.
  • Coleta de Urina
    Exame Qualitativo de Urina (EQU) 1. A coleta deve ser, preferencialmente, da primeira urina da manhã 2. Caso não seja possível, aguardar no mínimo 2 horas de retenção urinária, para realizar a coleta. 3. É necessário higienizar os genitais com água e sabão antes da coleta. 4. Desprezar o 1º jato de urina e colher o jato médio diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. 5. Colher diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. 6. Caso a amostras não seja coletada no laboratório, entregar o frasco o mais rápido possível. Não sendo possível, manter refrigerado até a hora de entrega. Urocultura (cultura de urina) 1. A coleta deve ser, preferencialmente, da primeira urina da manhã. 2. Caso não seja possível, aguardar no mínimo 2 horas de retenção urinária, para realizar a coleta. 3. É necessário higienizar os genitais com água e sabão antes da coleta; 4. Desprezar o 1º jato de urina e colher o jato médio diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. 5. Colher diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. 6. Caso a amostras não seja coletada no laboratório, entregar o frasco o mais rápido possível. Não sendo possível, manter refrigerado até a hora de entrega. Coleta de urina de 24 horas 1. Retirar o frasco para a coleta no laboratório. 2. Esvaziar a bexiga, desprezando a urina e anotar o horário. 3. Toda a urina produzida a partir de então deve ser coletada dentro do frasco, pelas próximas 24 horas. 4. Ao final, no horário marcado, esvaziar a bexiga, urinando no frasco. 5. O frasco deve ser mantido na geladeira durante todo o período de coleta. 6. Levar ao laboratório assim que terminar toda a coleta.
  • Coleta de Sangue
    1. Contate o laboratório para verificar se os exames prescritos, necessitam de jejum. 2. Para exames onde o jejum é necessário, o paciente não deve ultrapassar o período de 14 horas sem ingesta de alimentos.
  • Missão
    Satisfazer nosso cliente através de um atendimento personalizado e especial, fornecendo informações e laudos laboratoriais confiáveis em curto prazo para auxilio a diagnósticos de tratamento ambulatorial e hospitalar.
  • Valores e Princípios
    Crescimento Pessoal “Buscar atualização constante em nossa equipe.” Comprometimento “Desenvolver um espírito de comprometimento na equipe de trabalho, garantindo a continuidade e eficácia no processo de gestão pela qualidade.” Ética “Zelar por um trabalho eficaz, com honra e dignidade, mantendo sempre a ética profissional.” A Política da Qualidade usada pelo Laboratório Hermann está baseada no comprometimento de bem servir aos seus clientes, realizando exames com qualidade e no tempo estabelecido, atendendo às expectativas de satisfação dos clientes. Existe o comprometimento em manter a adequação e controle de todos os processos, garantindo a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. Os Objetivos da Qualidade: Realizar exames com qualidade; Oferecer frequente capacitação aos colaboradores; Atender às expectativas de satisfação dos clientes; Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Visão
    Ser um Laboratório de Análises Clínicas de referência e destaque no Vale do Taquari, pela eficiência profissional e técnica de sua equipe, ampliando cada vez mais seu campo de ação.
  • Exames Micológicos
    1. Não utilizar esmaltes nas unhas. 2. Não fazer manicure e pedicure durante 4 dias que antecedam a coleta. 3. Não usar medicamentos, cremes e pomadas sobre a lesão antes da coleta.
  • Coleta de Secreção Vaginal
    1. Não realizar a higiene das genitais antes da coleta. 2. Não usar duchas e cremes vaginais antes da coleta. Caso faça uso contínuo de creme/medicação vaginal, informar a recepcionista para avaliar o melhor horário para coleta. 3. Não estar menstruada há 48 horas. 4. Não ter relações sexuais nas 48 horas que antecedem o exame.
  • Coleta de Escarro
    Pesquisa de Baar (BK) 1. Ideal realizar a coleta pela manhã, ao acordar antes de se alimentar. 2. Realizar bochechos e gargarejos com água para higienizar a boca. 3. Inspirar profundamente e tossir, expectorando no frasco estéril fornecido pelo laboratório. 4. Não serão aceitas amostras com grande quantidade de saliva. 5. Levar o frasco ao laboratório o mais rápido possível. 6. Não refrigerar a amostra. Cultura de escarro 1. Ideal realizar a coleta pela manhã, ao acordar antes de se alimentar. 2. Realizar bochechos e gargarejos com água para higienizar a boca. 3. Inspirar profundamente e tossir, expectorando no frasco estéril fornecido pelo laboratório. 4. Não serão aceitas amostras com grande quantidade de saliva. 5. Levar o frasco imediatamente ao laboratório, pois o exame deve ser processado em 1 hora.
  • Coleta de Esperma
    Espermograma (Espermocitograma) 1. Retirar o frasco estéril no laboratório. 2. Realizar a coleta preferencialmente no laboratório. Caso o paciente realize a coleta domiciliar, a amostra deverá ser entregue em até 30 minutos, na unidade do Centro (Rua Fialho de Vargas, 312 – Lajeado). 3. A coleta do esperma deve ser feita por masturbação e todo o conteúdo da ejaculação deve ser coletado. 4. O tempo ideal de abstinência sexual é de 2 a 7 dias. Espermocultura(Cultura de esperma) 1. Retirar o frasco estéril no laboratório. 2. É necessário higienizar os genitais e as mãos com água e sabão antes da coleta. 3. Realizar a coleta preferencialmente no laboratório. Caso o paciente realize a coleta domiciliar, a amostra deverá ser entregue em até 30 minutos, na unidade do Centro (Rua Fialho de Vargas, 312 – Lajeado). 4. A coleta do esperma deve ser feita por masturbação e todo o conteúdo da ejaculação deve ser coletado.
  • Coleta de Fezes
    Exame parasitológico de fezes 1. Coletar as fezes em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 2. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 3. Levar o frasco ao laboratório. 4. Caso tenha o hábito de evacuar à tarde ou à noite, o frasco deve ser conservado na geladeira até a hora da entrega. 5. Em caso de solicitação de coletas múltiplas, devem ser colhidas 3 amostras. Coprocultura (Cultura de Fezes) 1. As fezes devem ser colhidas antes do uso de antibióticos e, em caso de uso de contrastes radiológicos, após 4 dias. 2. Evacuar em recipiente estéril fornecido pelo laboratório. 3. Dar preferência ao material contendo sangue, pus ou muco. 4. Levar imediatamente ao laboratório. 5. Não refrigerar a amostra. Pesquisa de sangue oculto nas fezes 1. Não é necessário dieta alimentar para a realização do exame. 2. Álcool, aspirina e outros medicamentos ingeridos em excesso podem causar irritação gastrointestinal, causando hemorragia oculta. 3. Coletar as fezes inicialmente em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 4. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 5. Levar o frasco ao laboratório o mais rápido possível. 6. Caso tenha o hábito de evacuar à tarde ou à noite, o frasco deve ser conservado na geladeira até a hora da entrega. 7. Não coletar durante o período menstrual ou quando houver sangramento local. Pesquisa de leucócitos fecais 1. Coletar as fezes inicialmente em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 2. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 3. Levar o frasco imediatamente ao laboratório. 4. Não refrigerar as fezes
  • Posso fazer exames de sangue quando estiver menstruada?
    Qualquer exame de sangue pode ser feito durante o ciclo menstrual. Alguns parâmetros podem variar neste período, por isso é importante que seu médico saiba em que período do ciclo você estava quando fez a coleta.
  • Como posso retirar os resultados dos meus exames? Alguém pode retirar por mim?
    Resultados de exames são dados particulares e os procedimentos do Laboratório Hermann visam à segurança das informações. Você pode acessar os resultados pelo site. Seu usuário e senha estão na barra do Comprovante de Retirada e serão sempre iguais para você. Os resultados impressos serão entregues em qualquer Unidade do Laboratório Hermann, sob apresentação do Comprovante de Retirada. Sem o Comprovante, só entregaremos resultados ou daremos informações para o próprio paciente. Resultados de exames somente serão entregues a um terceiro com apresentação de documento com foto dele e do paciente. Por questões de segurança e ética, somente um médico pode solicitar resultados por telefone. Casos excepcionais serão analisados pela direção.
  • Para os exames de urina, tem que ser a primeira urina da manhã?
    A coleta de urina deve ser feita no frasco apropriado e entregue no Laboratório em até duas horas. De preferência, e a critério médico, deve ser a primeira urina da manhã, mas não é obrigatório. Pode ser coletada em qualquer hora desde que o paciente esteja no mínimo há duas horas sem urinar. O primeiro jato de urina deve ser desprezado. O ideal é coletar o jato médio.
  • Quantos dias deve-se ficar de abstinência sexual antes de coletar o Espermograma e quais os horários das coletas?
    A Organização Mundial de Saúde – OMS, recomenda período de 2 a 7 dias. Os exames são recebidos das 07:00 às 16:00 horas na unidade do centro de Lajeado. Exame não realizado aos sábados.
  • Existe diferença entre HCG qualitativo e quantitativo?
    O hormônio Beta-HCG é produzido quando a mulher está grávida. No entanto ele pode aparecer também em homens e mulheres em algumas patologias específicas sem relação com a gestação. O HCG qualitativo indica apenas a presença ou não do hormônio no sangue. O que é indicativo provável de gravidez. O HCG quantitativo indica a quantidade de hormônio detectada na amostra, o que pode ajudar a saber em que estágio está a gestação, ou pode ser utilizado no acompanhamento dos casos sem relação com a gravidez.
  • Posso coletar exames à tarde? Exames com jejum precisam ser coletados pela manhã?
    Mesmo os exames onde é solicitado jejum, podem ser coletados à tarde, desde que o paciente esteja em jejum e nunca ultrapasse 14 horas. Alguns exames como cortisol, ferro e ACTH devem ser coletados de manhã pois é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.
  • Exames de fezes devem ser colhidos de manhã?
    Não. Também não há necessidade que o paciente esteja de jejum para coletar as fezes. O paciente deve pegar o frasco apropriado no laboratório, geralmente no dia anterior à coleta. A coleta deve ser realizada em domicílio.
  • Existe tempo máximo de jejum?
    Sim. Não é recomendado ultrapassar 14 horas de jejum.
  • Perdi o comprovante de retirada e não sei a senha do site. Como faço para ter acesso aos meus resultados?
    Você pode retirar seus resultados em qualquer Unidade do Laboratório Hermann, trazendo seu documento com foto. Comunique o Laboratorio para redefinir a nova senha e seus exames permaneçam em sigilo.
  • Posso ingerir água durante o jejum?
    Sim. Não há restrição de consumo de água para realização de exames laboratoriais.
  • Medicamentos e vitaminas podem interferir em exames laboratoriais?
    Medicamentos ou vitaminas interferem em diferentes tipos de exames e precisam ser levados em conta na hora de avaliar o resultado para liberação. Por isso é MUITO IMPORTANTE que você fale para o(a) atendente QUALQUER medicamento ou suplemento que estiver em uso.
  • O esperma pode ser coletado em domicílio?
    Sim. Porém o material precisa ser entregue em até 30 minutos após a coleta.
  • Bebidas alcoólicas alteram os resultados dos exames?
    Alguns exames podem sofrer alterações sob ingestão de bebida alcoólica. O ideal é se abster de bebidas alcoólicas por 3 dias antes de fazer exames.
  • Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?
    Para a maioria dos exames não. Geralmente se recomenda coletar o sangue, para a maioria dos exames, imediatamente antes da próxima mamada. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum.
  • Coleta de Urina
    Exame Qualitativo de Urina (EQU) 1. A coleta deve ser, preferencialmente, da primeira urina da manhã 2. Caso não seja possível, aguardar no mínimo 2 horas de retenção urinária, para realizar a coleta. 3. É necessário higienizar os genitais com água e sabão antes da coleta. 4. Desprezar o 1º jato de urina e colher o jato médio diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. 5. Colher diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. 6. Caso a amostras não seja coletada no laboratório, entregar o frasco o mais rápido possível. Não sendo possível, manter refrigerado até a hora de entrega. Urocultura (cultura de urina) 1. A coleta deve ser, preferencialmente, da primeira urina da manhã. 2. Caso não seja possível, aguardar no mínimo 2 horas de retenção urinária, para realizar a coleta. 3. É necessário higienizar os genitais com água e sabão antes da coleta; 4. Desprezar o 1º jato de urina e colher o jato médio diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. 5. Colher diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. 6. Caso a amostras não seja coletada no laboratório, entregar o frasco o mais rápido possível. Não sendo possível, manter refrigerado até a hora de entrega. Coleta de urina de 24 horas 1. Retirar o frasco para a coleta no laboratório. 2. Esvaziar a bexiga, desprezando a urina e anotar o horário. 3. Toda a urina produzida a partir de então deve ser coletada dentro do frasco, pelas próximas 24 horas. 4. Ao final, no horário marcado, esvaziar a bexiga, urinando no frasco. 5. O frasco deve ser mantido na geladeira durante todo o período de coleta. 6. Levar ao laboratório assim que terminar toda a coleta.
  • Coleta de Sangue
    1. Contate o laboratório para verificar se os exames prescritos, necessitam de jejum. 2. Para exames onde o jejum é necessário, o paciente não deve ultrapassar o período de 14 horas sem ingesta de alimentos.
  • Missão
    Satisfazer nosso cliente através de um atendimento personalizado e especial, fornecendo informações e laudos laboratoriais confiáveis em curto prazo para auxilio a diagnósticos de tratamento ambulatorial e hospitalar.
  • Valores e Princípios
    Crescimento Pessoal “Buscar atualização constante em nossa equipe.” Comprometimento “Desenvolver um espírito de comprometimento na equipe de trabalho, garantindo a continuidade e eficácia no processo de gestão pela qualidade.” Ética “Zelar por um trabalho eficaz, com honra e dignidade, mantendo sempre a ética profissional.” A Política da Qualidade usada pelo Laboratório Hermann está baseada no comprometimento de bem servir aos seus clientes, realizando exames com qualidade e no tempo estabelecido, atendendo às expectativas de satisfação dos clientes. Existe o comprometimento em manter a adequação e controle de todos os processos, garantindo a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. Os Objetivos da Qualidade: Realizar exames com qualidade; Oferecer frequente capacitação aos colaboradores; Atender às expectativas de satisfação dos clientes; Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Visão
    Ser um Laboratório de Análises Clínicas de referência e destaque no Vale do Taquari, pela eficiência profissional e técnica de sua equipe, ampliando cada vez mais seu campo de ação.
  • Exames Micológicos
    1. Não utilizar esmaltes nas unhas. 2. Não fazer manicure e pedicure durante 4 dias que antecedam a coleta. 3. Não usar medicamentos, cremes e pomadas sobre a lesão antes da coleta.
  • Coleta de Secreção Vaginal
    1. Não realizar a higiene das genitais antes da coleta. 2. Não usar duchas e cremes vaginais antes da coleta. Caso faça uso contínuo de creme/medicação vaginal, informar a recepcionista para avaliar o melhor horário para coleta. 3. Não estar menstruada há 48 horas. 4. Não ter relações sexuais nas 48 horas que antecedem o exame.
  • Coleta de Escarro
    Pesquisa de Baar (BK) 1. Ideal realizar a coleta pela manhã, ao acordar antes de se alimentar. 2. Realizar bochechos e gargarejos com água para higienizar a boca. 3. Inspirar profundamente e tossir, expectorando no frasco estéril fornecido pelo laboratório. 4. Não serão aceitas amostras com grande quantidade de saliva. 5. Levar o frasco ao laboratório o mais rápido possível. 6. Não refrigerar a amostra. Cultura de escarro 1. Ideal realizar a coleta pela manhã, ao acordar antes de se alimentar. 2. Realizar bochechos e gargarejos com água para higienizar a boca. 3. Inspirar profundamente e tossir, expectorando no frasco estéril fornecido pelo laboratório. 4. Não serão aceitas amostras com grande quantidade de saliva. 5. Levar o frasco imediatamente ao laboratório, pois o exame deve ser processado em 1 hora.
  • Coleta de Esperma
    Espermograma (Espermocitograma) 1. Retirar o frasco estéril no laboratório. 2. Realizar a coleta preferencialmente no laboratório. Caso o paciente realize a coleta domiciliar, a amostra deverá ser entregue em até 30 minutos, na unidade do Centro (Rua Fialho de Vargas, 312 – Lajeado). 3. A coleta do esperma deve ser feita por masturbação e todo o conteúdo da ejaculação deve ser coletado. 4. O tempo ideal de abstinência sexual é de 2 a 7 dias. Espermocultura(Cultura de esperma) 1. Retirar o frasco estéril no laboratório. 2. É necessário higienizar os genitais e as mãos com água e sabão antes da coleta. 3. Realizar a coleta preferencialmente no laboratório. Caso o paciente realize a coleta domiciliar, a amostra deverá ser entregue em até 30 minutos, na unidade do Centro (Rua Fialho de Vargas, 312 – Lajeado). 4. A coleta do esperma deve ser feita por masturbação e todo o conteúdo da ejaculação deve ser coletado.
  • Coleta de Fezes
    Exame parasitológico de fezes 1. Coletar as fezes em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 2. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 3. Levar o frasco ao laboratório. 4. Caso tenha o hábito de evacuar à tarde ou à noite, o frasco deve ser conservado na geladeira até a hora da entrega. 5. Em caso de solicitação de coletas múltiplas, devem ser colhidas 3 amostras. Coprocultura (Cultura de Fezes) 1. As fezes devem ser colhidas antes do uso de antibióticos e, em caso de uso de contrastes radiológicos, após 4 dias. 2. Evacuar em recipiente estéril fornecido pelo laboratório. 3. Dar preferência ao material contendo sangue, pus ou muco. 4. Levar imediatamente ao laboratório. 5. Não refrigerar a amostra. Pesquisa de sangue oculto nas fezes 1. Não é necessário dieta alimentar para a realização do exame. 2. Álcool, aspirina e outros medicamentos ingeridos em excesso podem causar irritação gastrointestinal, causando hemorragia oculta. 3. Coletar as fezes inicialmente em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 4. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 5. Levar o frasco ao laboratório o mais rápido possível. 6. Caso tenha o hábito de evacuar à tarde ou à noite, o frasco deve ser conservado na geladeira até a hora da entrega. 7. Não coletar durante o período menstrual ou quando houver sangramento local. Pesquisa de leucócitos fecais 1. Coletar as fezes inicialmente em recipiente limpo e seco, sem misturar com urina. 2. Colocar no frasco fornecido pelo laboratório uma pequena quantidade de fezes. 3. Levar o frasco imediatamente ao laboratório. 4. Não refrigerar as fezes
  • Posso fazer exames de sangue quando estiver menstruada?
    Qualquer exame de sangue pode ser feito durante o ciclo menstrual. Alguns parâmetros podem variar neste período, por isso é importante que seu médico saiba em que período do ciclo você estava quando fez a coleta.
  • Como posso retirar os resultados dos meus exames? Alguém pode retirar por mim?
    Resultados de exames são dados particulares e os procedimentos do Laboratório Hermann visam à segurança das informações. Você pode acessar os resultados pelo site. Seu usuário e senha estão na barra do Comprovante de Retirada e serão sempre iguais para você. Os resultados impressos serão entregues em qualquer Unidade do Laboratório Hermann, sob apresentação do Comprovante de Retirada. Sem o Comprovante, só entregaremos resultados ou daremos informações para o próprio paciente. Resultados de exames somente serão entregues a um terceiro com apresentação de documento com foto dele e do paciente. Por questões de segurança e ética, somente um médico pode solicitar resultados por telefone. Casos excepcionais serão analisados pela direção.
  • Para os exames de urina, tem que ser a primeira urina da manhã?
    A coleta de urina deve ser feita no frasco apropriado e entregue no Laboratório em até duas horas. De preferência, e a critério médico, deve ser a primeira urina da manhã, mas não é obrigatório. Pode ser coletada em qualquer hora desde que o paciente esteja no mínimo há duas horas sem urinar. O primeiro jato de urina deve ser desprezado. O ideal é coletar o jato médio.
  • Quantos dias deve-se ficar de abstinência sexual antes de coletar o Espermograma e quais os horários das coletas?
    A Organização Mundial de Saúde – OMS, recomenda período de 2 a 7 dias. Os exames são recebidos das 07:00 às 16:00 horas na unidade do centro de Lajeado. Exame não realizado aos sábados.
  • Existe diferença entre HCG qualitativo e quantitativo?
    O hormônio Beta-HCG é produzido quando a mulher está grávida. No entanto ele pode aparecer também em homens e mulheres em algumas patologias específicas sem relação com a gestação. O HCG qualitativo indica apenas a presença ou não do hormônio no sangue. O que é indicativo provável de gravidez. O HCG quantitativo indica a quantidade de hormônio detectada na amostra, o que pode ajudar a saber em que estágio está a gestação, ou pode ser utilizado no acompanhamento dos casos sem relação com a gravidez.
  • Posso coletar exames à tarde? Exames com jejum precisam ser coletados pela manhã?
    Mesmo os exames onde é solicitado jejum, podem ser coletados à tarde, desde que o paciente esteja em jejum e nunca ultrapasse 14 horas. Alguns exames como cortisol, ferro e ACTH devem ser coletados de manhã pois é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.
  • Exames de fezes devem ser colhidos de manhã?
    Não. Também não há necessidade que o paciente esteja de jejum para coletar as fezes. O paciente deve pegar o frasco apropriado no laboratório, geralmente no dia anterior à coleta. A coleta deve ser realizada em domicílio.
  • Existe tempo máximo de jejum?
    Sim. Não é recomendado ultrapassar 14 horas de jejum.
  • Perdi o comprovante de retirada e não sei a senha do site. Como faço para ter acesso aos meus resultados?
    Você pode retirar seus resultados em qualquer Unidade do Laboratório Hermann, trazendo seu documento com foto. Comunique o Laboratorio para redefinir a nova senha e seus exames permaneçam em sigilo.
  • Posso ingerir água durante o jejum?
    Sim. Não há restrição de consumo de água para realização de exames laboratoriais.
  • Medicamentos e vitaminas podem interferir em exames laboratoriais?
    Medicamentos ou vitaminas interferem em diferentes tipos de exames e precisam ser levados em conta na hora de avaliar o resultado para liberação. Por isso é MUITO IMPORTANTE que você fale para o(a) atendente QUALQUER medicamento ou suplemento que estiver em uso.
  • O esperma pode ser coletado em domicílio?
    Sim. Porém o material precisa ser entregue em até 30 minutos após a coleta.
  • Bebidas alcoólicas alteram os resultados dos exames?
    Alguns exames podem sofrer alterações sob ingestão de bebida alcoólica. O ideal é se abster de bebidas alcoólicas por 3 dias antes de fazer exames.
  • Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?
    Para a maioria dos exames não. Geralmente se recomenda coletar o sangue, para a maioria dos exames, imediatamente antes da próxima mamada. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum.
  • Coleta de Urina
    Exame Qualitativo de Urina (EQU) 1. A coleta deve ser, preferencialmente, da primeira urina da manhã 2. Caso não seja possível, aguardar no mínimo 2 horas de retenção urinária, para realizar a coleta. 3. É necessário higienizar os genitais com água e sabão antes da coleta. 4. Desprezar o 1º jato de urina e colher o jato médio diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. 5. Colher diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. 6. Caso a amostras não seja coletada no laboratório, entregar o frasco o mais rápido possível. Não sendo possível, manter refrigerado até a hora de entrega. Urocultura (cultura de urina) 1. A coleta deve ser, preferencialmente, da primeira urina da manhã. 2. Caso não seja possível, aguardar no mínimo 2 horas de retenção urinária, para realizar a coleta. 3. É necessário higienizar os genitais com água e sabão antes da coleta; 4. Desprezar o 1º jato de urina e colher o jato médio diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. 5. Colher diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. 6. Caso a amostras não seja coletada no laboratório, entregar o frasco o mais rápido possível. Não sendo possível, manter refrigerado até a hora de entrega. Coleta de urina de 24 horas 1. Retirar o frasco para a coleta no laboratório. 2. Esvaziar a bexiga, desprezando a urina e anotar o horário. 3. Toda a urina produzida a partir de então deve ser coletada dentro do frasco, pelas próximas 24 horas. 4. Ao final, no horário marcado, esvaziar a bexiga, urinando no frasco. 5. O frasco deve ser mantido na geladeira durante todo o período de coleta. 6. Levar ao laboratório assim que terminar toda a coleta.
  • Coleta de Sangue
    1. Contate o laboratório para verificar se os exames prescritos, necessitam de jejum. 2. Para exames onde o jejum é necessário, o paciente não deve ultrapassar o período de 14 horas sem ingesta de alimentos.
  • Missão
    Satisfazer nosso cliente através de um atendimento personalizado e especial, fornecendo informações e laudos laboratoriais confiáveis em curto prazo para auxilio a diagnósticos de tratamento ambulatorial e hospitalar.
  • Valores e Princípios
    Crescimento Pessoal “Buscar atualização constante em nossa equipe.” Comprometimento “Desenvolver um espírito de comprometimento na equipe de trabalho, garantindo a continuidade e eficácia no processo de gestão pela qualidade.” Ética “Zelar por um trabalho eficaz, com honra e dignidade, mantendo sempre a ética profissional.” A Política da Qualidade usada pelo Laboratório Hermann está baseada no comprometimento de bem servir aos seus clientes, realizando exames com qualidade e no tempo estabelecido, atendendo às expectativas de satisfação dos clientes. Existe o comprometimento em manter a adequação e controle de todos os processos, garantindo a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. Os Objetivos da Qualidade: Realizar exames com qualidade; Oferecer frequente capacitação aos colaboradores; Atender às expectativas de satisfação dos clientes; Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Visão
    Ser um Laboratório de Análises Clínicas de referência e destaque no Vale do Taquari, pela eficiência profissional e técnica de sua equipe, ampliando cada vez mais seu campo de ação.
  • Exames Micológicos
    1. Não utilizar esmaltes nas unhas. 2. Não fazer manicure e pedicure durante 4 dias que antecedam a coleta. 3. Não usar medicamentos, cremes e pomadas sobre a lesão antes da coleta.
estrutra

Estrutura

O Laboratório Hermann possui equipamentos de tecnologia avançada, materiais e reagentes validados por processos rastreáveis e total controle de prazos. Os fornecedores são qualificados segundo normas da Vigilância Sanitária e de acordo com orientações do Ministério da Saúde, permitindo total confiabilidade em seus produtos.

LABORATÓRIO HERMANN -423.jpg

Certificados

logo_pgqp_0.png
Camada 10.png

O Laboratório Hermann é exemplo de excelência laboratorial.Referência no ramo laboratorial no Vale do Taquari, o Laboratório Hermann detém o Selo de Certificação de Excelência Laboratorial do Programa Nacional do Controle de Qualidade (PNCQ) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – Certificado Ouro. Participa deste programa desde 1997, obtendo em todas as suas avaliações o desempenho de excelência. Também detém a medalha bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP.

Equipe

Administração

Celso Bücker

Sócio Diretor

Andrea Cristina Lieberknecht

Sócia-diretora

Mirian Vier Bücker

Gerente administrativa

certficados
eqipe
whatsapp-logo-1.png
bottom of page