Jejum:
Não é necessário jejum.
Prazo de Entrega:
10 dias úteis.
Orientações:
-
Comparecer ao laboratório portando um documento de identificação.
O que é a Intolerância ao Glúten?
A Intolerância ao Glúten é definida pela incapacidade do intestino de processar o glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e derivados.
Por que desenvolvemos Intolerância ao Glúten?
A Intolerância ao Glúten surge a partir de uma propensão congênita, que pode se manifestar em qualquer fase da vida.
Quais são os sintomas de Intolerância ao Glúten?
Dores abdominais, gases, diarreia ou prisão de ventre são os sintomas mais comuns da Intolerância ao Glúten. Ela também pode causar dor de cabeça, dores musculares, fadiga e problemas de pele.
Qual médico trata a Intolerância ao Glúten?
O especialista médico mais indicado para tratamento da Intolerância ao Glúten é o gastroenterologista, responsável por diagnosticar as doenças do aparelho digestivo.
Doença Celíaca é a mesma coisa que Intolerância ao Glúten?
Não. A Doença Celíaca é uma doença autoimune, que provoca inflamação no intestino delgado, diminuindo sua capacidade de absorver nutrientes. Já na Intolerância ao Glúten, também conhecida como “sensibilidade ao glúten não-celíaca”, observam-se os mesmos sintomas porém mais brandos e sem sequelas.
Como diagnosticar a Intolerância ao Glúten?
Entre os exames necessários para diagnosticar a Intolerância ao Glúten está o Celia Test, que analisa os cromossomos DQ2 (associado à doença em 90% dos casos) e DQ8 (associado em 6% dos casos). Além deles, testa-se o Anti-endomisio, Transglutaminase tecidual, e Gliadina.
Intolerância ao Glúten tem cura?
A Intolerância ao Glúten, até o momento, é uma condição permanente, ou seja, não tem cura. Mas é possível eliminar completamente seus sintomas eliminando a causa: a ingestão de glúten.
Qual é o tratamento para a Intolerância ao Glúten?
O tratamento para a Intolerância ao Glúten consiste em eliminar completamente o glúten da dieta, excluindo todos os alimentos que contenham trigo, cevada, aveia e seus derivados.
Quais alimentos contém glúten?
Todos os alimentos que contiverem trigo, cevada e aveia, como pães, bolos, biscoitos, massas, etc..., a menos que sejam dietéticos elaborados especificamente para intolerantes ao glúten. É recomendável consultar o rótulo de todo alimento industrializado para excluir a possibilidade da presença desse ingrediente na formulação.
O que pode comer quem tem Intolerância ao Glúten?
Todos os alimentos que naturalmente não contém glúten, como frutas, verduras, leguminosas, proteína animal, leite, castanhas, etc... Já alimentos feitos com trigo, cevada e aveia, como pães, bolos, biscoitos e massas, estão proibidos a menos que sejam elaborados especificamente para uma dieta livre de glúten. Confira sempre os rótulos dos industrializados para excluir a presença de glúten.
O que fazer para melhorar a Intolerância ao Glúten?
A única forma de minimizar os sintomas da Intolerância ao Glúten é excluir inteiramente esse ingrediente da dieta. Em caso de ingestão acidental, costumam ser receitados alguns paliativos pontuais como Imodium, anti-histamínicos, chá verde ou caldos de proteína animal.
Onde fazer exame de Intolerância ao Glúten?
Os exames de Intolerância do Glúten devem ser realizados em laboratório clínico qualificado.